Antônio Saraiva foi empresário, vereador por dois mandatos e prefeito de Araçatuba por um período de nove meses. Nasceu no bairro rural Água Limpa.
Saraiva trabalhou durante anos na Farmácia Siclan, da família Itinose, onde se especializou na profissão de farmacêutico, tornando-se um profissional muito conceituado. Chamado de "médico informal", montou o próprio negócio, sendo dono da Farmácia São Vicente, localizada entre as ruas Marcílio Dias e Guaianazes.
Era casado com Dalva Saraiva e teve três filhos.
VIDA PÚBLICA
Em 1972, Saraiva foi eleito vereador pela primeira vez, para a legislatura de 1973-1977. Conseguiu se reeleger para o segundo mandato (1977-1983), assumindo a presidência da Câmara em 1981.
Com a renúncia do prefeito Oscar Luiz Ribeiro Gurjão Cotrim e de seu vice, o engenheiro Agnaldo Ferraz, o presidente da Câmara, Antônio Saraiva, assumiu, no dia 16 de maio de 1982, o comando do Executivo.
Sua cadeira no Legislativo ficou para o advogado Jorge Napoleão Xavier, o Napo. Já o vereador Hélio Pereira de Souza, o Helião, assumiu o comando da Mesa Diretora.
Antônio Saraiva dedicou o pouco tempo de sua administração à modernização dos serviços públicos, apesar do momento financeiro difícil pelo qual passava a Prefeitura.
Além disso, estimulou a Progresso de Araçatuba (Prodear), empresa fundada em 1981 e que era responsável pelas obras de infraestrutura da cidade, a acelerar o processo para retirada dos trilhos do Centro.
HOMENAGEM
Em sua homenagem, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Iporã recebeu o nome "Farmacêutico Antônio Saraiva". O posto de saúde é responsável pelo atendimento de moradores dos bairros Iporã, Ouro Preto, Jussara, Icaray e Saudades.