Araçatuba acaba de ser aprovada na primeira etapa do processo de reconhecimento como uma Cadeia Produtiva Local (CPL) de Tecnologia da Informação no Estado de São Paulo.
A conquista foi tema de uma reunião de governança realizada na tarde de terça-feira (15), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agroindústria e Turismo.
O encontro reuniu representantes da Prefeitura e do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, órgão responsável pela articulação de políticas públicas e pela governança do ecossistema tecnológico local.
O resultado preliminar da primeira etapa do edital do Programa SP Produz, referente à edição de 2025, foi publicado na segunda-feira (14), no Diário Oficial do Estado. Araçatuba obteve a segunda maior nota entre os municípios na categoria Tecnologia da Informação, com destaque para a clareza e consistência do seu Planejamento Estratégico de Negócios.
DIFERENCIAL
“O detalhamento dos dados locais foi um diferencial importante do nosso Plano Estratégico. Apresentamos informações consistentes sobre o número de empresas do setor, geração de empregos, renda e potencial de internacionalização. Isso só foi possível com a participação ativa de diversos parceiros na composição dessas informações”, destaca Mariana Lopes Tereza, diretora de Inovação e Tecnologia.
Segundo o parecer técnico, a proposta apresentou objetivos bem definidos, articulação eficiente entre os atores da cadeia, atenção à sustentabilidade e forte alinhamento com as diretrizes do edital. A Prefeitura foi a proponente do projeto e teve sua documentação jurídica aprovada.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agroindústria e Turismo, Alencar Sader, esse reconhecimento representa mais do que uma etapa superada, é uma oportunidade concreta de fortalecimento do setor tecnológico e de ampliação das conexões com políticas públicas de desenvolvimento.
“O reconhecimento de Araçatuba como uma Cadeia Produtiva Local fortalece a articulação entre os setores locais e amplia o acesso a políticas públicas específicas, linhas de financiamento, programas de capacitação e parcerias estratégicas”, afirma.
CONSOLIDAÇÃO
Com a aprovação na primeira fase, Araçatuba avança para a segunda etapa do processo, que irá avaliar a maturidade da cadeia produtiva e sua capacidade de gerar impacto econômico e social. O reconhecimento estadual, por meio do SP Produz, consolida o município como um polo regional de inovação e impulsiona o fortalecimento do ecossistema local.
O Programa SP Produz tem como objetivo incentivar o desenvolvimento regional por meio do fortalecimento de cadeias produtivas locais. As CPLs são caracterizadas pela concentração de micro, pequenas e médias empresas de um mesmo setor, que cooperam entre si e com instituições públicas e privadas para promover inovação, gerar empregos e compartilhar recursos.