Notícias

"Crescer e Cuidar Juntos": Terapia em grupo fortalece vínculos e saúde emocional entre crianças da zona rural de Araçatuba

Publicado em 15 de julho de 2025, às 16:48 Atualização: 15/07/2025, às 16:52 Gabriela conduz sessões de TCI (Terapia Comunitária Integrativa) com crianças da zona rural, promovendo escuta, acolhimento e transformação emocional

Todas as quartas-feiras, a agente comunitária de saúde Gabriela Maria Alanis, Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. José Luís Madrid, localizada no Bairro Água Limpa, em Araçatuba, assume uma função que vai além de suas atividades na unidade: ela conduz sessões de TCI (Terapia Comunitária Integrativa) com crianças da zona rural, promovendo escuta, acolhimento e transformação emocional.

 

As tradicionais visitas domiciliares, orientações sobre prevenção de doenças e outras atividades rotineiras da UBS dão lugar, neste dia da semana, a um projeto especial realizado com os alunos dos 4º e 5º anos da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) “Fernando Gomes de Castro”.

 

Antes do início das atividades, Gabriela deixa o jaleco de lado e veste, com orgulho, a camiseta azul com a frase “Quando a boca cala, o corpo fala. Quando a boca fala, o corpo sara”. O lema resume o espírito do projeto “Crescer e Cuidar Juntos”, desenvolvido por ela há dois anos com apoio da equipe escolar.

 

CAPACITAÇÃO

A TCI no ambiente escolar tem como principal propósito contribuir para o bem-estar emocional, o fortalecimento das relações interpessoais e a promoção de inteligência emocional entre os alunos — impacto que se estende, inclusive, ao ambiente familiar.

 

Para aplicar a metodologia, Gabriela se capacitou em 2023 por meio de um curso promovido pela Prefeitura de Araçatuba, em parceria com o Polo Formador de Terapeutas Comunitários Integrativos – NAC (Núcleo de Aprimoramento e Cuidado) e o UniSalesiano.

 

Ela conta que a ideia surgiu ao observar o crescimento expressivo, nos últimos anos, de alunos com transtornos de ansiedade. “Identificamos a necessidade de desenvolver um projeto voltado especificamente para esse público. O objetivo é promover a criação de vínculos entre os estudantes, fortalecendo as relações de amizade e contribuindo para a redução de conflitos internos e externos”, explica Gabriela.

 

O projeto tem dado certo. No ano passado, ficou em primeiro lugar no Prêmio Nair Pereira Araújo, durante o 2° Agita Raps, realizado pela Prefeitura de Araçatuba. Com o tema “Criando Estratégias de Cuidado em Rede”, o evento reuniu mais de 250 inscritos de várias cidades da região de Araçatuba.

 

DINÂMICAS E RESULTADOS

Durante as sessões, são utilizados recursos como dinâmicas em grupo, músicas, danças, ditados populares e outras ferramentas que favorecem a participação e expressão emocional dos estudantes, num espaço seguro e acolhedor.

 

Segundo Gabriela, os efeitos positivos da iniciativa já são perceptíveis. “Observamos uma grande evolução nos estudantes quanto à forma de lidar com os sentimentos, nomeá-los e expô-los de maneira organizada, sem causar danos ou conflitos. Eles passaram a enfrentar melhor os desafios emocionais como ansiedade, bullying, conflitos familiares e raiva, além de demonstrarem melhora na autoimagem”, relata.

 

Ana Beatriz Alves de Oliveira, de 11 anos, participa do projeto desde o início. Ela compartilha como a terapia em grupo a ajudou a vencer a vergonha e a compreender suas emoções.

 

“Hoje me sinto alegre, eu falo dos meus sentimentos, o que eu tenho quando eu fico triste. Quando eu não quero falar perto dos meus amigos, eu chamo ela (Gabriela) num canto e falo em particular para ela”, conta a aluna.

 

Desde que passou a frequentar o grupo, Ana Beatriz afirma ter aprendido a lidar melhor com a dor da perda da mãe e com a distância do pai.

 

AMBIENTE ACOLHEDOR

O caso de Ana Beatriz é apenas um entre tantos outros. De acordo com Gabriela, o ambiente acolhedor criado pelo projeto permite que os alunos se expressem com liberdade, fortaleçam laços afetivos e cresçam emocionalmente.

 

“Assim, a experiência reforça a importância de integrar práticas de saúde integrativas nas políticas educacionais, promovendo um ambiente escolar acolhedor e colaborativo. Essa continuidade pode contribuir para o desenvolvimento emocional e social das crianças, formando cidadãos mais empáticos e resilientes”, finaliza a agente.

 

SOBRE A ZATTI SAÚDE 
A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atua no gerenciamento de serviços essenciais de atendimento à população, em conjunto com a Prefeitura de Araçatuba. 

O convênio com a Administração Municipal foi firmado neste ano, com o objetivo de prestar serviços na Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e na Atenção Primária em Saúde (APS).

(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites