Notícias

Profissionais da Atenção Básica da rede municipal de saúde de Araçatuba são vacinados contra a dengue

Publicado em 09 de fevereiro de 2026, às 18:09 Profissionais da Atenção Básica da rede municipal de saúde de Araçatuba são vacinados contra a dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba iniciou, nesta segunda-feira (9), a vacinação contra a dengue para os profissionais da Atenção Primária à Saúde. A iniciativa tem como objetivo proteger os trabalhadores e fortalecer as estratégias de prevenção e controle do Aedes aegypti.

 

A campanha contempla médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias e demais profissionais que atuam diariamente no enfrentamento da dengue e no atendimento à população nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

 

LIMITADA

No primeiro dia de vacinação foram aplicadas 110 doses, em cinco UBSs. Equipe da Vigilância Epidemiológica seguirá percorrendo os postos para imunizar parte do público-alvo. Como a quantidade de vacina disponível nesta fase inicial é limitada, a imunização está sendo feita de forma escalonada.

 

A vacina aplicada é a Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan. O imunizante é o primeiro de dose única do mundo e que induz proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Estudos clínicos indicam eficácia de mais de 91% dos casos graves e 100% de proteção contra hospitalizações.

 

PREVENÇÃO

De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica, Priscila Cestaro, a vacinação é mais uma ferramenta importante no combate à dengue, mas não substitui as medidas de prevenção. A estratégia segue a orientação do Programa Estadual de Imunização.

 

“A vacina é um avanço fundamental para reduzir casos graves da doença e evitar internações. No entanto, é essencial que a população continue fazendo sua parte, eliminando recipientes com água parada e mantendo os cuidados diários dentro dos imóveis”, destacou.

 

Até sexta-feira (6), a cidade registrou 187 casos positivos de dengue, sendo 178 em janeiro e 9 neste mês, sem óbitos. Foram confirmados ainda quatro casos de chikungunya, doença também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Notícias relacionadas
(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites