Notícias

Saúde de Araçatuba fará nebulização veicular contra o Aedes aegypti na região do Bairro São Vicente a partir desta quarta-feira

Publicado em 10 de fevereiro de 2026, às 16:55 Saúde de Araçatuba fará nebulização veicular contra o Aedes aegypti na região do Bairro São Vicente a partir desta quarta-feira Primeira nebulização do ano foi realizada no Jardim TV e bairros vizinhos

A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba realizará nebulização veicular no São Vicente e bairros vizinhos a partir desta quarta-feira (11), com início às 18h30. A medida visa combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

 

A ação acontecerá até sexta-feira (13), com o apoio da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), da Secretaria de Estado da Saúde, que utilizará um veículo com equipamento de nebulização, denominada como Nebulização Acoplada a Veículo (NAV), espalhando o inseticida nos imóveis.

 

PORTAS E JANELAS ABERTAS

A recomendação é que, durante a passagem do veículo, os moradores deixem portas e janelas abertas, cubram alimentos, frutas e bebedouros de animais, retirem roupas do varal, mesmo molhadas, e levantem as colchas das camas. Não é recomendado ficar nas ruas durante a aplicação do inseticida.

 

A nebulização é uma ação complementar, que não substitui as medidas preventivas que devem ser adotadas diariamente pela população, como eliminar água parada e manter quintais limpos. O inseticida mata apenas o mosquito na fase adulta, não as larvas.

 

JARDIM TV

Na semana passada, entre os dias 2 e 4, a secretaria realizou a primeira nebulização do ano no Jardim TV e bairros vizinhos, pois aquela região concentrava o maior número de casos e larvas do Aedes aegypti neste início de ano. Antes disso, equipes de endemias intensificaram visitas casa a casa, recolhendo recipientes que poderiam servir de criadouros.

 

CASOS DE DENGUE

Segundo o último boletim epidemiológico, divulgado na sexta-feira (6) pela Secretaria de Saúde, Araçatuba registrou 1.772 notificações de dengue, com 187 casos confirmados e nenhuma morte até agora — há um óbito em investigação. Foram confirmados ainda quatro casos de chikungunya.

Notícias relacionadas
(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites