O prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agroindústria e Turismo de Araçatuba está passando por uma reestruturação física voltada à modernização dos espaços e à melhoria dos serviços oferecidos à população. Com investimento de R$ 177 mil, a obra está em fase final e deve ser concluída até o mês de maio.
Além da área administrativa, o local abriga serviços como o Balcão de Empregos, o Banco do Povo Paulista e a Sala do Empreendedor, resultado de uma parceria entre a Prefeitura, o Sebrae e o programa Via Rápida.
O espaço também é utilizado para treinamentos, capacitações e reuniões com empresários de Araçatuba e região. A reforma tem como objetivo adaptar o imóvel às diversas funções que passou a assumir nos últimos anos, aumentando a eficiência do atendimento ao público.
Entre as melhorias em andamento estão a construção de banheiros adaptados, a reforma da recepção — que está recebendo revestimento cerâmico e nova pintura — e ajustes no sistema hidrossanitário. Algumas salas também estão sendo reorganizadas, como a do Serviço de Inspeção Municipal, responsável pela fiscalização de produtos de origem animal, e o espaço destinado à Startup, onde será implantado o futuro Centro de Inovação Tecnológica.
ACESSO
A obra teve início em julho do ano passado e, segundo o engenheiro e fiscal do contrato, Lucas Zorzet, avança em ritmo constante. Após a conclusão desta etapa, a secretaria deve avaliar a viabilidade técnica e orçamentária para a substituição completa do telhado, como parte do plano de modernização do edifício.
Uma das mudanças mais visíveis será a nova entrada principal, que passará a ser pela Rua Gonçalves Ledo, 800. A alteração deve facilitar o acesso dos usuários e melhorar as condições de estacionamento no entorno, contribuindo para a organização do fluxo de pessoas e veículos.
MELHORIAS
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agroindústria e Turismo, Alencar Sader, a reforma vai além das melhorias na estrutura física: representa um avanço na forma como os serviços são prestados.
“A estrutura física influencia diretamente na forma como os serviços são prestados. Um ambiente funcional e bem distribuído facilita o trabalho das equipes, agiliza os processos e reforça o papel da secretaria como suporte ao empreendedorismo e à geração de emprego e renda”, afirma.
ATENDIMENTO NORMAL
Durante as obras, todos os serviços continuam funcionando normalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. A sede da secretaria está localizada na Avenida Waldemar Alves, 50, no bairro São Joaquim.