Notícias

Secretaria de Saúde de Araçatuba fará atualização da caderneta vacinal de crianças da rede municipal de educação

Publicado em 16 de abril de 2025, às 16:32 Secretaria de Saúde de Araçatuba fará atualização da caderneta vacinal de crianças da rede municipal de educação

A Secretaria de Saúde de Araçatuba anunciou a estratégia para atualização da caderneta vacinal de crianças da rede municipal de Educação. A iniciativa integra a Semana de Intensificação da Vacinação nas Escolas, do Governo de São Paulo, cuja meta é ampliar as coberturas vacinais e prevenir doenças imunopreveníveis.

 

No período de 22 a 25 de abril, equipes de saúde visitarão oito unidades escolares, com foco nos ensinos infantil e fundamental, para conferência de carteirinhas e encaminhamento das crianças com vacinas em atraso para a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

 

As Escolas Municipais de Ensino Básico (Emebs) que participarão da ação são: Roseli de Oliveira, Elza Vieira de Brito Zonetti, Helen Margot de Assis, Professor Luiz Aparecido Bertolucci, Professora Leila Cristina de Freitas Machado, Mariazinha Sanches de Oliveira Costa Miloch, Professora Ana Maria Neri Landre e Maria Helena Freitas Carli.

 

CONSCIENTIZAÇÃO

A diretora do Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Priscila Cestaro, ressaltou que o objetivo da mobilização é reduzir o risco de adoecimento por doenças imunopreveníveis, identificar e reduzir os faltosos não vacinados, visando atingir a cobertura vacinal, além de desenvolver ações educativas para conscientizar os alunos sobre vacinas e combater a desinformação.

 

“A escola é um ambiente propício para práticas de promoção de saúde e prevenção de doenças. Neste primeiro momento, visitaremos as escolas, faremos a conscientização das crianças, pais e responsáveis e realizaremos a avaliação das carteirinhas”, adiantou Priscila.

 

Dentre as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação dos alunos estão incluídas a febre amarela, tríplice viral, DTP, meningocócica, ACWY, HPV, dengue, entre outras. Caso haja um grande número de crianças não imunizadas, as vacinas serão aplicadas nas próprias escolas. Do contrário, elas serão direcionadas para as UBSs.

Notícias relacionadas
(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites