A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início, na segunda-feira (12), à semana de prevenção à hipertensão arterial, com ações gratuitas até o dia 17 de maio. A iniciativa visa alertar a população sobre os riscos da doença e incentivar hábitos saudáveis.
Com o tema “Meça sua pressão arterial com precisão, controle-a e viva mais”, as atividades estão sendo realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Entre os serviços oferecidos, estão a aferição de pressão e orientações nutricionais e de saúde em geral.
A programação será encerrada com a Estação de Prevenção à Hipertensão Arterial, que será realizada no sábado (17), Dia Mundial da Hipertensão, das 13h às 17h, no shopping Praça Nova. Além da aferição da pressão arterial, profissionais de saúde passarão orientações diversas para o público.
DIAGNÓSTICO
O secretário municipal de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, acompanhou as ações realizadas na UBS Dr. Ghazi Osman Barakat-Rhazi, no Bairro Dona Amélia, e reforçou a importância do diagnóstico precoce e do monitoramento regular da pressão arterial.
“Com essas ações, buscamos conscientizar toda a população sobre a importância de se verificar a pressão regularmente. E alertar as pessoas hipertensas sobre a importância de fazerem o acompanhamento e tratamento corretos para controlar a pressão arterial e prevenir complicações”, afirmou.
A médica Lidia Pacca Nicolellis Vieira, clínica geral na UBS Dona Amélia, também enfatizou a importância da prevenção. “É fundamental que as pessoas façam a prevenção para diminuir as complicações da doença, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC), além das renais e crônicas”, orientou.
Ela ressaltou que é necessário adotar estilo de vida saudável para manter a pressão arterial em níveis adequados. “Além de aferir a pressão regularmente e fazer exames de rotina, deve-se realizar exercícios físicos regulares e diminuir o consumo de sódios nos alimentos e embutidos”, finalizou.
HIPERTENSÃO
A hipertensão é uma doença crônica e silenciosa que aponta os níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela ocorre quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9), afetando uma parcela significativa da população.
Para adultos com pressão arterial menor e igual a 120/80 mmHg (12 por 8), a orientação é aferir a pressão a cada dois anos. Aqueles que têm pressão maior que 12 por 8 e menor que 14 por 9 devem fazer a aferição anualmente. Quem faz tratamento contra a doença deve seguir a recomendação médica.
LEGENDA
Na foto acima, a diretora do Departamento de Atenção Básica, Elisabete Cristina das Neves Vello, passa orientações aos pacientes, observada pela médica Lidia Pacca Nicolellis Vieira e pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior