Notícias

Campanha Fora Leish fez a troca de coleiras e exames em mais de 250 cães no sábado

Publicado em 28 de abril de 2025, às 17:31 Atualização: 28/04/2025, às 17:33 Campanha Fora Leish fez a troca de coleiras e exames em mais de 250 cães no sábado

Mais de 250 cães trocaram de coleiras e fizeram teste de sangue para diagnóstico da leishmaniose, no último sábado (26), durante a campanha Fora Leish. Ao todo, 268 pets foram levados pelos tutores em uma das oito unidades escolares que fizeram o atendimento.

 

A ação é promovida pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de prevenir e controlar a propagação da leishmaniose visceral. A campanha é realizada em parceria com alunos e residentes do curso de Veterinária da Unesp de Araçatuba.

 

O atendimento foi realizado nas Escolas Municipais de Ensino Básico (Emebs) Maria Mercedes Cassiolato de Souza, Sérgio Esgalha, Mariana Guedes Tibagy, Lourdes Regina de Sousa, Prof. Joaquim Dibo, Profª Maria Adelaide Camargo Cardoso, Prof. José Machado Neto e Leão Nogueira Filho.

 

ZOONOSES

A troca de coleiras e coleta de sangue para cães anteriormente cadastrados continua nesta semana, em regime de plantão, na Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), que fica na Rua Dr. Luiz de Almeida, 145, Paraíso. O atendimento será realizado até a próxima quarta-feira (30), das 8h às 17h.

 

Conforme a diretora do Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Priscila Cestaro, as ações nas escolas foram finalizadas. Mas as equipes da UVZ seguem com a campanha durante a rotina de trabalho, seguindo cronograma previsto para a troca das coleiras.

 

BALANÇO

Desde o início do projeto Fora Leish, em maio de 2024, foram cadastrados 22.284 cães. São contempladas todas as regiões pertencentes às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Turrini, TV, Planalto, São Vicente, Centro, Umuarama 1 e 2, Alvorada-Nova York, com ações casa a casa.

 

A população pertencente às UBSs Morada dos Nobres, Dona Amélia, Iporã, Alvorada, Águas Claras, São José, Maria Teresa e Atlântico teve a oportunidade de encoleirar os seus pets nos plantões realizados aos sábados nas escolas municipais da cidade.

 

COLETA

A coleta de sangue para exames é feita apenas em animais maiores de seis meses. A coleira é trocada a cada seis meses, período em que é feito um exame de sangue no animal.

 

O material vai para o CCZ, onde passa por um teste rápido. Caso haja confirmação da leishmaniose, o material é encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz, para exame confirmatório.

Notícias relacionadas
(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites