Com o objetivo de ampliar a cobertura de atendimentos e fortalecer o vínculo com a população residente em áreas rurais, a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Bairro Taveira inicia, em agosto, mais uma temporada do projeto Saúde no Campo.
A ação é realizada, a cada seis meses, em quatro assentamentos da zona rural de Araçatuba, levando diversos serviços de saúde para mais perto de quem enfrenta dificuldades de acesso à unidade por conta da distância.
As visitas ocorrerão sempre às terças-feiras, em locais diferentes a cada semana: no dia 5 de agosto, os atendimentos serão no Assentamento Araçá; em 12 de agosto, no Assentamento Hugo Erédia; em 19 de agosto, no Condomínio Córrego Azul; e em 26 de agosto, no Assentamento Chico Mendes.
Ao todo, serão de 9 a 12 profissionais que participarão dos atendimentos, incluindo acadêmicos do curso de Medicina do UniSalesiano.
AVALIAÇÕES E RECEITAS
A iniciativa é voltada a todos os moradores dessas regiões. Pacientes crônicos, por exemplo, contarão com renovação de receitas médicas; mulheres em idade fértil poderão fazer coleta de exames preventivos e solicitação de mamografias.
A população atendida ainda passará por avaliação odontológica, testes rápidos para detecção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), coleta de escarro para rastreamento de tuberculose e orientações da farmacêutica sobre o uso correto de medicamentos.
REALIDADE
De acordo com a coordenadora da UBS Taveira, Vivian Hara, a proposta é garantir acesso e promover a prevenção de doenças, aproximando ainda mais os profissionais da atenção básica da realidade dos moradores dos assentamentos.
“Queremos alcançar as pessoas que não conseguem vir até a UBS e, com isso, oferecer cuidado contínuo e humanizado, estabelecendo um vínculo mais forte com essa população”, afirma.
SOBRE A ZATTI SAÚDE
A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atua no gerenciamento de serviços essenciais de atendimento à população, em conjunto com a Prefeitura de Araçatuba.
O convênio com a Administração Municipal foi firmado neste ano, com o objetivo de prestar serviços na Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e na Atenção Primária em Saúde (APS).